‘A felicidade não é uma futilidade nem um luxo’

Leia a mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Internacional da Felicidade, lembrado todo ano no dia 20 de março.

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (à esquerda), tenta fazer dança famosa do cantor sul-coreano Psy (à direita), durante uma reunião em outubro de 2012. Foto: ONU/Eskinder Debebe
Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (à esquerda), tenta fazer dança famosa do cantor sul-coreano Psy (à direita), durante uma reunião em outubro de 2012. Foto: ONU/Eskinder Debebe

“O binômio felicidade e bem-estar surgem, cada vez mais, nas discussões internacionais sobre desenvolvimento sustentável e sobre o futuro que queremos.

Muitos países estão indo além da retórica da qualidade de vida e incorporando medidas práticas para promover esses conceitos em sua legislação e formulação de políticas. Estas boas práticas podem inspirar outros países a medir o bem-estar de forma mais ampla, e não apenas através das estatísticas sobre a produção nacional, fazendo com que esta prática se torne universal.

Felicidade pode ter significados diferentes para pessoas diferentes. Mas todos podemos concordar que significa trabalhar para acabar com o conflito, a pobreza e com outras condições lamentáveis em que muitos seres humanos vivem.

A felicidade não é uma futilidade nem um luxo. É um anseio profundo compartilhado por todos os membros da família humana. Não deve ser negada a ninguém e deve estar acessível a todos. Essa aspiração está implícita na promessa da Carta das Nações Unidas para promover a paz, a justiça, os direitos humanos, o progresso social e melhores padrões de vida.

Agora é a hora de converter essa promessa em ações internacionais e nacionais concretas para erradicar a pobreza, promover a inclusão social e a harmonia intercultural, garantir meios de subsistência decentes, proteger o meio ambiente e construir instituições para uma boa governança. Estas são as bases para a felicidade e o bem-estar humanos.”

__________________
Saiba mais sobre esta data em www.un.org/en/events/happinessday