Chefe da ONU pede que aids fique registrada ‘apenas nas páginas de história’

Leia a mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Mundial da Aids 2013, marcada todo ano em primeiro de dezembro.

Foto: ONU
Foto: ONU

“Neste Dia Mundial da Aids, estou mais otimista do que nunca. Grande parte do mundo está acelerando o progresso na resposta ao HIV. Há reduções significativas em novas infecções e mortes, e nós estamos fazendo um bom progresso na realização de nossa meta de garantir que 15 milhões de pessoas tenham acesso ao tratamento antirretroviral até 2015. Isto é crucial para deter e reverter a epidemia de aids para o bem.

Mas, como revelado no relatório mundial sobre aids do UNAIDS para 2013, ainda há sinais preocupantes de que algumas regiões e países estão ficando para trás. Estamos fazendo avanços em atingir as populações vulneráveis através de esforços para eliminar o estigma e a discriminação, mas há ainda muito a fazer para acabar com este problema.

Devemos nos comprometer a quebrar as barreiras ainda existentes, incluindo as leis punitivas e a exclusão social, para que possamos chegar a todas as pessoas que não têm acesso ao tratamento e serviços de HIV.

Para criar as condições para uma geração livre da aids, também devemos intensificar os esforços para impedir novas infecções pelo HIV entre crianças e garantir o acesso ao tratamento para todas as mães que vivem com o vírus. Eu particularmente peço uma ação urgente para acabar com a discriminação e a violência contra as mulheres, que causam danos terríveis e aumentam o risco de infecção pelo HIV e morte por aids.

Parabenizo todos os parceiros que estão fazendo contribuições significativas para o Fundo Global de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária, que é uma das mais importantes fontes de financiamento para a resposta global.

As grandes economias estão liderando pelo exemplo, garantindo recursos sustentados para a resposta à aids e outras doenças. Muitos países de renda baixa e média também aumentaram significativamente a despesa interna em respostas à aids. Todos merecem todo o nosso apoio enquanto avaliam as opções de financiamento para promover a sustentabilidade em longo prazo da resposta à aids para além de 2015.

Ainda há muito a fazer. Se queremos um futuro livre da aids precisaremos de investimento, compromisso e inovação contínuos para alcançar a visão de zero novas infecções por HIV, zero discriminação e zero mortes relacionadas com a aids. Neste Dia Mundial da Aids, tomemos a decisão de manter a aids registrada apenas nas páginas de história.”

_______________________
Saiba mais sobre a data em www.un.org/en/events/aidsday

Acesse abaixo um vídeo especial sobre o tema: