Dia de Nelson Mandela: um chamado à ação (por Ban Ki-moon)

Assista a este vídeo especial sobre este grande líder e leia abaixo a mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Internacional Nelson Mandela, marcado dia 18 de julho desde 2010.

“No ano passado, o mundo perdeu um de seus maiores líderes com o falecimento de Nelson Mandela. Lembramos seu legado especialmente em seu aniversário, no dia 18 de julho.

Nelson Mandela e as Nações Unidas tinham um forte histórico juntos. Pouco tempo depois de ter sido libertado da prisão, ele visitou a nossa sede. Foi um momento de grande emoção.

A presença de Nelson Mandela na Assembleia Geral das Nações Unidas provou que as resoluções, as sanções e a solidariedade da ONU podem vencer a violência e a injustiça. Sua compaixão extraordinária depois de 27 anos de prisão mostrou que os direitos humanos e a igualdade são mais fortes do que o ódio e a discriminação.

Nesse dia, em 1990, eu disse que as pessoas sempre seriam desafiadas pelo fato de que, abre aspas, ”levamos muitos tempo até nos levantarmos para dizer que já basta”. O entusiasmo tomou conta de todos naquele momento.

O apartheid [na África do Sul] já não existe – graças a Nelson Mandela, inúmeros indivíduos e outras orgulhosas ações das Nações Unidas. Mas o nosso planeta e seus habitantes ainda enfrentam ameaças horríveis – pobreza, discriminação, mudança climática, conflitos e muito mais.

O Dia de Nelson Mandela é um chamado à ação. Cada um de nós pode comemorar este dia ajudando a resolver os problemas reais em nossas comunidades. Juntos, podemos dar um grande significado para a nossa celebração, abrindo caminho para um futuro melhor.”

Saiba mais em www.un.org/en/events/mandeladay e www.mandeladay.com

1 pensou em “Dia de Nelson Mandela: um chamado à ação (por Ban Ki-moon)

Os comentários estão fechados.