Dia Internacional das Pessoas Idosas: por políticas que promovam a inclusão social e a solidariedade entre gerações

Mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Internacional das Pessoas Idosas em 2013, lembrado todo ano em 1º de outubro.

Uma pessoa idosa lendo jornal em Havana, Cuba. Foto: ONU/Milton Grant
Uma pessoa idosa lendo jornal em Havana, Cuba. Foto: ONU/Milton Grant

“A comunidade global chegou a um momento crítico em nossos esforços coletivos para enfrentar a pobreza e inaugurar um futuro melhor. O prazo de 2015 para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio está se aproximando rapidamente enquanto discussões sobre a formação de uma visão de desenvolvimento para além dessa data estão se intensificando.

Nesse esforço, devemos abordar as mudanças demográficas, especialmente as necessidades e preocupações do número crescente de pessoas mais idosas no mundo.

Em 2050, o número de idosos será o dobro do número de crianças em países desenvolvidos, e se espera que o número de idosos nos países em desenvolvimento duplique. Esta tendência terá efeitos profundos sobre os países e indivíduos.

Existe um amplo reconhecimento de que o envelhecimento da população apresenta tanto uma grande oportunidade e quanto um desafio. A oportunidade é o benefício das muitas contribuições das pessoas mais idosas para a sociedade. O desafio é agir de acordo com esse entendimento agora através da adoção de políticas que promovam a inclusão social e a solidariedade entre gerações.

Muitas vezes ouvimos as pessoas falarem sobre a reverência das pessoas mais idosas pela sua sabedoria, mas as pessoas mais idosas também tem de ter uma voz.

Em nosso processo de consulta para a agenda de desenvolvimento pós-2015, as Nações Unidas já ouviram mais de um milhão de pessoas, incluindo muitos idosos. As pessoas estão chamando para um mundo onde todos têm comida, abrigo, água potável e saneamento e acesso a serviços básicos de saúde e educação. Eu incluí estas mensagens na minha visão de uma agenda transformadora de desenvolvimento pós-2015, que consta no meu relatório, “Uma vida digna para todos”.

Neste Dia Internacional das Pessoas Idosas, convoco os países e as pessoas a se comprometer com a remoção de barreiras para a plena participação dos idosos na sociedade, protegendo seus direitos e dignidade.”

Saiba mais sobre o evento em http://bit.ly/1511tcP