Dia Internacional Nelson Mandela, por Ban Ki-moon

Mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Internacional Nelson Mandela, lembrado todos os anos em 18 de julho.

“Este ano, a comemoração do Dia Internacional Nelson Mandela acontece em um momento de profunda reflexão sobre a vida e obra de Madiba, uma vez que o líder adorado universalmente continua no hospital. Ao mesmo tempo em que enviamos os nossos melhores votos ao Presidente Mandela pelo seu 95º aniversário, vamos também dar um significado tangível aos nossos sentimentos de preocupação, agindo pelos outros.

Nelson Mandela deu 67 anos da sua vida à luta pelos direitos humanos e pela justiça social. Ao comemorar este dia, a ONU se associa à Fundação Mandela pedindo às pessoas em todo o mundo que dediquem pelo menos 67 minutos do seu tempo no dia 18 de julho ao serviço comunitário.

A essência do Dia Internacional Nelson Mandela são as boas ações para as pessoas e para o planeta. O seu tema – ‘Agir, inspirar a mudança’ – destina-se a mobilizar a família humana para fazer mais para construir um mundo pacífico, sustentável e equitativo. Esta é a melhor homenagem que podemos prestar a um homem extraordinário que representa os mais altos valores da humanidade.

Neste momento difícil, os nossos pensamentos e orações estão com Mandela, sua família e com todas as pessoas da África do Sul. Estamos unidos na admiração por um gigante de nosso tempo.”