Dia Mundial da Justiça Social – 20 de fevereiro de 2013

Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

ONU defende políticas públicas afirmativas para reduzir desigualdade social. Na imagem (PNUD), estudantes em escola em Accra, Gana.

“Ao comemorarmos o Dia Mundial da Justiça Social, vemos muitos lugares onde as oportunidades para poucos estão aumentando enquanto que aumentam as desigualdades para a maioria.

A crescente desigualdade mina os progressos alcançados pela comunidade internacional para tirar milhões da pobreza e construir um mundo mais justo.

As falhas são visíveis nos salários em queda para as mulheres e os jovens e acesso limitado à educação, serviços de saúde e empregos decentes.

Devemos fortalecer e construir instituições e desenvolver políticas que promovam o desenvolvimento inclusivo.

Ao adotar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), os líderes mundiais se comprometeram a criar um mundo mais justo e igualitário. Grande progresso tem sido feito para aumentar as oportunidades de trabalho decente, reforçando a proteção social e a melhoria dos serviços públicos.

Apesar desses avanços, bilhões de pessoas desesperadamente dependem de nossos concentrados e incansáveis esforços. Temos que acelerar nosso trabalho para alcançar os ODMs até o prazo de 2015 e também olhar além, começando a definir novas metas para o desenvolvimento sustentável.

À medida que procuramos construir o mundo que nós queremos, vamos intensificar nossos esforços para alcançar uma sociedade mais inclusiva, equitativa e baseada no diálogo, transparência e na justiça social.”

_______________________
Saiba mais sobre o tema em www.un.org/en/events/socialjusticeday e http://bit.ly/XmSD1H