É importante destacar a contribuição positiva dos jovens migrantes, diz Ban Ki-moon

Mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Internacional da Juventude em 2013.

Ban Ki-moon. Foto: ONU

“O Dia Internacional da Juventude deste ano centra-se na questão da migração de jovens. Do total anual de cerca de 214 milhões de migrantes internacionais, os jovens constituem mais de 10%, e muito pouco se sabe sobre suas lutas e experiências.

As razões para as quais os jovens migram são muitas. Algumas estão fugindo da perseguição, outros estão fugindo das dificuldades econômicas. Alguns estão sozinhos, outros são parte de uma família — com os pais, irmãos e até mesmo os seus próprios filhos. Algumas possuem comunidades para onde podem ir, outros devem fazer novos vínculos. Em trânsito e em seus destinos finais, muitos migrantes jovens enfrentam dificuldades iguais ou maiores, incluindo o racismo, a xenofobia, a discriminação e as violações de direitos humanos. Mulheres jovens, em particular, enfrentam o risco de exploração e abuso sexual.

Pobreza, condições de vida insalubres, moradias superlotadas e os desafios de encontrar um emprego decente são características comuns da experiência migrante. Estes desafios são exacerbados pela crise econômica e financeira global. Os migrantes também são frequentemente acusados pelas comunidades e políticos de tomar postos de trabalho de pessoas locais, expondo-os ainda mais ao risco de discriminação. Em outros casos, os jovens deixados para trás por pais migrantes enfrentam desafios psicológicos e sociais e uma maior vulnerabilidade.

É importante destacar a contribuição positiva dos jovens migrantes às sociedades de origem, trânsito e destino — em termos econômicos e ao enriquecer o tecido social e cultural. A maioria trabalha duro para ganhar a vida e melhorar as suas circunstâncias.

As remessas que enviam para apoiar as famílias em seus países de origem são uma das principais contribuições para as economias em todo o mundo. Quando voltam para casa, os jovens migrantes muitas vezes promovem o desenvolvimento através da aplicação de conhecimentos e ideias adquiridas no exterior. E, em muitos casos, as mulheres são empoderadas através da migração ao conquistar a independência financeira e social.

Em outubro, a Assembleia Geral das Nações Unidas vai sediar o segundo Diálogo de Alto Nível sobre Migração Internacional e Desenvolvimento. Exorto os Estados-Membros a considerar a migração de jovens. Trabalhar com e para os jovens é uma das minhas prioridades. Neste Dia Internacional da Juventude, encorajo os Estados-Membros, organizações lideradas por jovens e outras partes interessadas a agir para promover os direitos de todos os jovens migrantes e maximizar o potencial de desenvolvimento da migração de jovens.”

____________________
Saiba mais detalhes sobre a data em http://bit.ly/1ctJsJj