Assembleia Geral lança Ano Internacional da Juventude

Ano Internacional da Juventude - Agosto 2010-2011Tema do Ano é Diálogo e Entendimento Mútuo

O Ano Internacional da Juventude está sendo lançado hoje na Assembleia Geral da ONU com um eclético evento que inclui palestras, apresentações musicais, vídeos e poesia.

O Secretário-Geral, Ban Ki-moon, participa da cerimônia de lançamento do Ano que começa no dia 12 de agosto de 2010 e acaba em 11 de agosto 2011, sob o tema Diálogo e Entendimento Mútuo.

A iniciativa tem por objetivo promover os ideais da paz, do respeito pelos direitos humanos e solidariedade entre gerações, culturas, religiões e civilizações.

Em sua mensagem, o Secretário-Geral disse que “em um mundo em que os diferentes povos e tradições estão cada vez mais próximos, com contatos cada vez mais frequentes, é crucial que os jovens aprendam a ouvir atentamente, interajam com os outros, aceitem opiniões divergentes e sejam capazes de resolver conflitos”. Ele também pediu para reforçar os esforços “para incluir os jovens nas políticas, programas e processos de decisão que beneficiam o seu futuro e nosso”.

O Subsecretário-Geral para Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, Sha Zukang, vai entregar uma declaração sobre os compromissos do Sistema das Nações Unidas através da Rede Interagencial da ONU para o Desenvolvimento da Juventude. Por sua vez, a Diretora-Executiva do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Thoraya Obaid, vai entregar uma declaração conjunta dos chefes dos organismos das Nações Unidas que demonstra o apoio do Sistema ONU para resolver os problemas da juventude. Na ocasião, a Diretora do Escritório em Nova York da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Jane Stewart, lançará a publicação “Tendências Mundiais do Emprego para a Juventude.”

Desafios e oportunidades

Há mais de 1,2 bilhão de pessoas com idades entre 15 e 24 anos no mundo, representando cerca de 18 % da população mundial. O Ano Internacional da Juventude apresenta uma oportunidade para destacar as contribuições que os jovens estão fazendo para a sociedade e para promover sua participação plena e efetiva.

Os países em desenvolvimento são o lar de 87% dos jovens que enfrentam dificuldades, como acesso limitado a recursos, saúde, educação, formação, emprego e oportunidades econômicas.

Em um momento em que o mundo enfrenta múltiplas crises que muitas vezes se sobrepõem, investir e estabelecer parcerias com a juventude é fundamental para encontrar soluções sustentáveis. Ao adotar a resolução 64/134 proclamando o Ano, os Estados-Membros da ONU confirmaram a importância que a comunidade internacional dá à integração das questões relacionadas com a juventude nas agendas de desenvolvimento global, regional e nacional. Para orientar os seus esforços durante o ano, a ONU está se concentrando em três grandes objetivos: (1) aumentar o investimento na juventude, (2) aumentar a participação dos jovens e suas parcerias com eles e (3) aumentar a compreensão intercultural entre os jovens.

Assista abaixo ao vídeo produzido especialmente para o lançamento do ano, legendado pelo UNIC Rio.

A ONU e os jovens

Em 1985, a ONU comemorou o primeiro Ano Internacional da Juventude. Em seu décimo aniversário, a Assembleia Geral aprovou o Programa Mundial de Ação para a Juventude, com a criação de um quadro de políticas e diretrizes para a ação nacional e apoio internacional para melhorar a situação dos jovens. Hoje, o Programa Mundial de Ação para a Juventude desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da juventude. Centra-se no reforço das capacidades nacionais da juventude e no aumento da qualidade e quantidade de oportunidades de participação disponíveis para eles.

O Programa das Nações Unidas para a Juventude, do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (DESA), serve como ponto focal das Nações Unidas para a juventude. Ele realiza uma série de atividades para promover o desenvolvimento da juventude, incluindo o aumento da eficácia do trabalho da Organização no desenvolvimento dos jovens através do reforço da colaboração e intercâmbio entre as entidades das Nações Unidas através da Rede Interagencial da ONU para o Desenvolvimento da Juventude.

Jovens e organizações juvenis são incentivados a iniciar e participar de atividades de comemoração do Ano assinando a e-newsletter mensal da ONU “Youth Flash” em www.un.org/youth; fazer download de materiais do site oficial social.un.org/youthyear e participando da consulta mensal no Facebook.com/UNyouthyear.

Diálogo e compreensão mútua

Duas meninas participam do lançamento global do Ano Internacional da Juventude, na sede principal da ONU em Nova York. Foto: ONUCom tantas demandas conflitantes por recursos escassos, os países muitas vezes não reconhecem plenamente o quão fundamentais os jovens são para as suas economias nacionais, sociedades e democracias – hoje e no futuro – e, consequentemente, fazem poucos investimentos públicos em programas para aproveitar seus recursos produtivos. (…) Leia aqui.

Mais informações

Informações posteriores em português, ao longo deste ano, estarão disponíveis em www.unicrio.org.br/juventude

Para obter mais informações em inglês sobre o Ano Internacional da Juventude, acesse http://social.un.org/youthyear/. Para outras questões sobre o Ano, entre em contato com a Rede Interagencial da ONU para o Desenvolvimento da Juventude: Nicola Shepherd, +1 917 367 9282, email: [email protected] ou Golda El-Khoury em 33 1 45 68 45 47, email: [email protected].

Para entrevistas, contate o Departamento de Informação Pública da ONU: Elizabeth Scaffidi +1 212 963 5834 ou [email protected].

Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil
website: www.unicrio.org.br | email: [email protected]
tel.: +55(21) 2253-2211 | fax: +55(21) 2233-5753

6 pensou em “Assembleia Geral lança Ano Internacional da Juventude

  1. gostaria de saber o que posso fazer aqui em minhaz cidade – itaqui, pois sempre trabalhei com os jovens e continuo trabalhando , especialmente na organização de gremios estudantis. A cerca de dois meses organizamos aqui um seminário que debateu exatamente essa questão…
    quais as orientações ….

Os comentários estão fechados.