ONU: 1,6 bilhão de pessoas dependem das florestas

Mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Internacional das Florestas e da Árvore, marcado todo ano no dia 21 de março.

Foto: Paulo Santos, via EBC/Agência Brasil
Foto: Paulo Santos, via EBC/Agência Brasil

“As florestas são os pulmões de nosso planeta. Cobrem um terço da área terrestre e são o lar de 80% da biodiversidade do mundo. São cruciais para enfrentar inúmeros imperativos do desenvolvimento sustentável, desde a erradicação da pobreza à segurança alimentar, desde a mitigação e adaptação às mudanças climáticas à redução do risco de desastres.

É estimado que 1,6 bilhão de pessoas dependem das florestas para obter alimentos, combustíveis, abrigo e rendimentos. A Organização Mundial de Saúde estima que entre 65 e 80% das pessoas dependem de remédios provenientes das florestas como fonte primária de cuidados de saúde.

As florestas não só oferecem redes essenciais de segurança econômica para um número significativo de pessoas pobres, servindo de suporte em todos os níveis. Produção de toras de madeira, transformação da mesma, indústrias de pasta e papel comportam quase 1% do Produto Interno Bruto global.

Benefícios não monetários das florestas, como água, energia, abrigo e medicamentos, correspondem estimadamente a valores duas ou três vezes maiores. Microbacias florestais fornecem três quartos de água doce, essencial para a agricultura, indústria, fornecimento de energia e uso doméstico.

O Dia Internacional das Florestas e da Árvore é dedicado à conscientização sobre a importância de todos os tipos de florestas e árvores para o nosso bem-estar econômico, social, ambiental e cultural. Mas a conscientização deve ser apoiada em ações concretas.

Enquanto deliberamos sobre a agenda de desenvolvimento pós-2015, vamos reconhecer o papel vital das florestas e nos comprometer a trabalhar juntos para proteger e gerir de forma sustentável estes ecossistemas vitais.”

_______________________
Saiba mais em www.un.org/en/events/forestsday e www.un.org/esa/forests/international-day-of-forests