Arquivo da tag: Dia Internacional da Felicidade

Dia Internacional da Felicidade – 20 de março de 2013

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

A mortalidade global de crianças menores de cinco anos caiu 35% desde 1990 no Níger. Foto: UNICEF/Nyani Quarmyne
A mortalidade global de crianças menores de cinco anos caiu 35% desde 1990 no Níger. Foto: UNICEF/Nyani Quarmyne

“A busca da felicidade está no centro da ação humana. Pessoas em todo o mundo aspiram a uma vida feliz e gratificante, livre de medo e privações, e em harmonia com a natureza.

No entanto, para muitas pessoas vivendo em situação de pobreza extrema, o material básico para o bem-estar ainda está fora do seu alcance. Para muitas mais pessoas, as crises socioeconômicas recorrentes, a violência e a criminalidade, a degradação ambiental e as crescentes ameaças das mudanças climáticas são uma ameaça sempre presente.

No ano passado, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, os Estados-Membros das Nações Unidas concordaram que necessitamos de adotar uma abordagem equilibrada para o desenvolvimento sustentável através da integração dos seus três pilares – crescimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental. Os estados reconheceram que, a fim de melhor informar as decisões políticas, medidas mais amplas de progresso devem complementar o Produto Interno Bruto.

Sinto-me encorajado pelos esforços de alguns governos para projetar políticas baseadas em abrangentes indicadores de bem-estar. Incentivo os outros a seguir o exemplo.

Neste primeiro Dia Internacional da Felicidade, vamos reforçar nosso compromisso com o desenvolvimento humano inclusivo e sustentável e renovar o nosso compromisso de ajudar os outros. Quando contribuímos para o bem comum, enriquecemo-nos a nós próprios. A compaixão promove a felicidade e ajudará a construir o futuro que queremos.”

________________________
Saiba mais sobre a data:
www.un.org/en/events/happinessday