Arquivo da tag: ECOSOC

ONU toma medidas para evitar a repetição das fraudes eleitorais no Haiti

Cédulas de votação sendo distribuídas para as eleições de novembro.Medidas estão sendo tomadas nos 1500 centros eleitorais do Haiti, para evitar a repetição, no próximo mês, das fraudes que marcaram o primeiro turno das eleições presidenciais, em novembro passado, de acordo com o Representante Especial do Secretário-Geral da ONU no Haiti, Nigel Fisher. Em videoconferência com o Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC), ele disse que a Organização dos Estados Americanos (OEA) deverá aumentar o número de observadores. Além disso, as cédulas de votação serão codificadas por cores e call centers informarão os eleitores sobre os locais de votação.

Um código de conduta está sendo desenvolvido para definir o comportamento de militantes e demais eleitores em centros de votação. Fisher disse ainda que espera que um déficit de 2,5 milhões de dólares em financiamento seja coberto por doadores, ou, a curto prazo, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), caso as doações atrasem.

No início deste mês, o Conselho Eleitoral Provisório anunciou que a ex-Primeira-dama Mirlande Manigat e um músico popular, Michel Martelly, seriam os dois candidatos no segundo turno, eliminando Jude Celestin, candidato do partido do atual Presidente, René Préval. Segundo Fisher, os principais desafios do novo presidente incluirão os esforços de recuperação do terremoto de janeiro de 2010, a resposta à epidemia de cólera, que eclodiu em outubro, e a preparação para a temporada de ciclones. Acima de tudo, “a questão fundamental são os empregos”, frisou.

O Presidente do Grupo Consultivo Ad Hoc do ECOSOC para o Haiti, o embaixador John McNee, do Canadá, notou que a Comissão Provisória de Recuperação do Haiti aprovou recentemente 430 milhões de dólares em projetos de habitação, remoção de entulhos, educação, energia, saúde e criação de empregos. O grupo planeja viajar para o Haiti para se reunir com o Governo e as várias partes interessadas e apresentar um relatório em julho.

22 novos membros são eleitos para o Conselho Econômico e Social da ONU

ECOSOCO ECOSOC é formado por 54 membros, de acordo com suas localizações geográficas.

A Assembleia Geral elegeu hoje 22 membros para participar do Conselho Econômico e Social (ECOSOC), um dos principais órgãos das Nações Unidas e responsável pela coordenação do trabalho econômico e social da ONU, de Agências Especializadas e demais instituições funcionais e técnicas das Nações Unidas.

Através de votação secreta, esta manhã na sede da ONU em Nova York, os Países-Membros elegeram 18 países para um mandato de três anos, começando em 1º de Janeiro de 2010 e quatro países para substituir a Nova Zelândia, Suécia, Grécia e Portugal, que pediram para abandonar seus cargos antes do fim de seus mandatos.

Os quatro países propuseram como substitutos Austrália, Finlândia, Malta e Turquia, e eles foram devidamente eleitos hoje depois de obterem a aprovação de pelo menos dois terços dos votantes.

A composição dos 54 membros do ECOSOC é escolhida de acordo com a localização geográfica dos países e, por isso, os 18 membros eleitos hoje foram alocados da seguinte forma: cinco lugares para a África, quatro para a Ásia, dois para o Leste Europeu, três para a América Latina e Caribe e quatro para a Europa Ocidental e outros países. Em cada uma das cinco áreas geográficas o número de candidatos aprovados não pode exceder o número de lugares disponíveis.

Gana, Camarões, Zâmbia, Ruanda e Egito foram escolhidos para os lugares da África, enquanto Bangladesh, Mongólia, Filipinas e Iraque foram selecionados para a Ásia. Ucrânia e Eslováquia ocupam os lugares do Leste Europeu. Na América Latina e Caribe fazem parte Chile, Argentina, e Bahamas e no grupo da Europa Ocidental e outros países participam Itália, Bélgica, Canadá e Estados Unidos.

Os outros 16 membros do ECOSOC que finalizarão seus mandatos ano que vem são: Brasil, Camarões, China, República do Congo, Malásia, Moldávia, Moçambique, Níger, Noruega, Paquistão, Polônia, Coréia do Sul, Rússia, Santa Lúcia, Reino Unido e Uruguai. Mais 16 países têm mandato até dezembro de 2011: Costa do Marfim, Estônia, França, Alemanha, Guatemala, Guiné-Bissau, Índia, Japão, Liechtenstein, Maurício, Marrocos, Namíbia, Peru, São Cristóvão e Névis, Arábia Saudita e Venezuela.