Arquivo da tag: intolerância

ONU quer que governos e sociedade combatam intolerância

Chefe da Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio, emitiu comunicado após ataques que mataram várias pessoas no Afeganistão incluindo funcionários das Nações Unidas.

A Aliança das Civilizações, uma iniciativa apoiada pela ONU para aproximar povos e culturas do Ocidente e do Oriente, pediu a governos e sociedade civil que façam mais para combater a intolerência.

O apelo foi lançado, neste domingo, pelo chefe da Aliança e ex-presidente de Portugal, Jorge Sampaio.

Ações e Palavras

Desde a sexta-feira, várias pessoas foram assassinadas em ataques no Afeganistão por causa de protestos contra um grupo religioso nos Estados Unidos, que queimou uma cópia do Corão, o livro sagrado dos muçulmanos.

Jorge Sampaio disse que o silêncio, nessas horas, pode ser visto como consentimento. Ele afirmou que as ações e palavras do líder religioso Terry Jones são ofensivas e perigosas. E disse ainda que nenhuma religião tolera “o massacre de inocentes”.

Entre as vítimas fatais no Afeganistão estão três funcionários das Nações Unidas que trabalhavam no Centro de Operações da cidade de Mazar-e-Sharif, no norte do país. No ataque, também morreram quatro guardas nepaleses que faziam a segurança do local.

Sampaio condenou a violência e disse que intolerância e extremismo têm que ser combatidos, a longo prazo.

Ele encerrou o comunicado pedindo a governos, líderes religiosos e à sociedade civil que aumentem seus esforços e cooperem com a Aliança das Civilizações da ONU para confrontar a intolerância.

Ouça aqui a matéria da Rádio ONU