Arquivo da tag: MINUSTAH

Grupo de comediantes do Haiti vem ao Brasil acompanhar a Copa e a vida de haitianos no país

Jovens atores e comediantes do Haiti falarão com a imprensa na sede do Viva Rio, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (6) às 11h.

Les Rescapés – ou “Os sobreviventes” –, um grupo de jovens atores e comediantes do Haiti fundado em 2007, vem ao Brasil neste mês de junho para filmar uma série de programas e esquetes para compartilhar com os haitianos uma paixão que ambos povos têm em comum: o futebol.

O projeto, apoiado pela organização não governamental Viva Rio e pela Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), visa à gravação de seis programas de TV a serem mostrados no Haiti, Canadá e Estados Unidos, onde, com muito humor, Les Rescapés mostrarão o ambiente do país durante a Copa da Mundo, conversarão com haitianos que tentam refazer sua vida no Brasil e se encontrarão com militares brasileiros que fizeram parte da força de paz no Haiti, além de mostrar iniciativas de interesse para ambos países.

Logo após sua chegada ao Rio de Janeiro, no dia 6 de junho, eles recebem a imprensa para falar desta iniciativa que visa a aproximar ainda mais os haitianos dos brasileiros.

Durante a coletiva de imprensa, que será organizada na sede do Viva Rio, às 11h00, também estará presente o diretor do Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC Rio), Giancarlo Summa, que fará um pequeno balanço da atuação brasileira junto à força de paz que comemora 10 anos. O diretor executivo do Viva Rio, Rubem César Fernandes, compartilhará com a mídia as novas iniciativas de organização no Haiti.

SERVIÇO

Coletiva de imprensa com o grupo haitiano ‘Les Rescapés’
Sexta-feira, 6 de junho, às 11h
Local: Sede do Viva Rio
Rua do Russel, 76 – Glória (em frente ao metrô)
2. andar – Salão Pablo & Ana

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Viva Rio
Ronaldo Lapa, Coordenador de Comunicação
[email protected]
(21) 2555-3778 | (21) 99834-3226

Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)
Gustavo Barreto e Valéria Schilling, Assessoria de Comunicação
[email protected] | [email protected]
(21) 2253-2211 | (21) 98202-0171 | (21) 98185-0582

ONU convida para uma conversa com dois membros da missão da ONU no Haiti

Como parte das comemorações do Dia Internacional dos Trabalhadores das Forças de Paz – celebrado mundialmente em 29 de maio – e do 10º aniversário da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), o Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC Rio) convida os jornalistas para uma conversa com dois membros da MINUSTAH que falarão direto de Porto Príncipe sobre suas experiências como boinas-azuis da ONU.

Conversarão com a imprensa o major Osmarildo de Souza, comandante do Pelotão de Engenharia de Apoio da Companhia de Engenharia (BRAENGCOY) e o capitão Marcio Rodrigo Ribas, comandante da 2ª Companhia de Infantaria do BRABAT.

O encontro virtual será na quinta-feira, dia 29 de maio, e começará às 11h00 no UNIC Rio (Palácio Itamaraty, Avenida Marechal Floriano 196, Centro, Rio de Janeiro). Os interessados devem confirmar presença com Vanessa Oliveira pelo telefone (21)2253-2211 ou email [email protected]. As vagas são limitadas.

Sobre as Forças de Paz da ONU

Em 1948, apenas três anos após a fundação das Nações, foi criada a primeira força de paz, a Organização da ONU de Supervisão da Trégua (UNTSO) no Oriente Médio, em funcionamento até os dias de hoje. Desde essa data a ONU criou um total de 69 missões, nos mais diversos países. Atualmente estão em funcionamento 17 missões de paz, todas elas gerenciadas pelo Departamento de Operações de Paz da ONU, ou DPKO, em sua sigla em inglês.

O orçamento destas operações, aprovado pela Assembleia Geral para o período de 1o de julho de 2013 a 30 de junho de 2014, é de 7,83 bilhões de dólares.

Atualmente mais de 100 mil pessoas fazem parte das forças de paz, incluindo tropas (83.571), policiais (12.094), observadores militares (1.853), funcionários civis internacionais (5.256) e funcionários civis locais (11.723), além de 2.020 voluntários da ONU, em um total geral de 118.111 homens e mulheres provenientes de 122 países.

O Brasil é o 18o país contribuinte de tropas e policiais, com 1.748 pessoas – o maior contribuinte é o Paquistão, com 8.257 homens e mulheres, seguido de Bangladesh, com 7.950.

A maior parte dos boinas-azuis brasileiros estão na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), a força de paz comandada pelo Brasil desde sua criação em 2004, que conta com 1.439 brasileiros.

A segunda missão da ONU que conta com um número expressivo de brasileiros é a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), com 267 militares. Na UNIFIL o Brasil detém o comando da Força-tarefa marítima. As missões de paz do Sudão do Sul, da República Democrática do Congo, do Saara Ocidental, entre outras, também conta com a participação de militares brasileiros.

Os dados acima são de 31 de março de 2014.

Informações para a imprensa
Valéria Schilling e Gustavo Barreto
Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)
(21) 2253-2211 e (21) 98202-0171 | (21) 98185-0582
[email protected] | [email protected]

ONU parabeniza presidente eleito no Haiti

O presidente eleito Michel Martelly, do Haiti, realiza uam conferência de imprensa em Porto Príncipe.Um comunicado emitido pela Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) nesta sexta-feira (22/04) em nome das Nações Unidas e de seus parceiros parabenizou o Presidente eleito do Haiti, Michel Martelly, dizendo que o órgão espera trabalhar em estreita parceria com a nova administração, que será inaugurada em 14 de maio.

“Desejamos a Martelly grandes sucessos durante seu mandato, que será crucial para o futuro do Haiti”, disse a MINUSTAH por meio do comunicado endossado também pelos principais apoiadores do processo eleitoral, como Brasil, Canadá, União Europeia, França, Espanha e Estados Unidos.

A declaração também ressaltou o trabalho minucioso do Centro de Apuração de Votos para identificar possíveis fraudes e irregularidades nas cédulas das eleições, e expressou o compromisso da ONU em apoiar o direito da população do Haiti de escolher seus líderes políticos através de eleições livres e justas. O comunicado pediu ainda que os agentes políticos e seus aliados permaneçam calmos e que trabalhem através de meios pacíficos.

Novo chefe da Minustah deve investir ainda mais em futebol

General Luiz Ramos, que tomou posse no fim de março, diz que o esporte é uma grande ‘força inspiradora’ e uma fonte de amizade entre os haitianos e as tropas.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O novo comandante das forças de paz das Nações Unidas no Haiti, Minustah, general Luiz Ramos, disse à Rádio ONU que deve investir mais em futebol como um dos componentes sociais da missão. Ele contou que “seria um grande sonho” conseguir levar a Seleção Brasileira de futebol de volta ao Haiti para um amistoso.

Em sua primeira entrevista no posto, Luiz Ramos afirmou que o futebol brasileiro é muito admirado pelos haitianos.

Crianças

“Eu pretendo, dentro da minha capacidade, fazer alguns esforços. Não vou dizer que não seria um sonho trazer novamente a Seleção Brasileira, claro que é muito difícil, mas (vamos) investir na área de esporte. A gente pode pegar as crianças que estão na rua e motivá-las a buscar algo dentro dessa dificuldade que o país vive. Vamos ver o que Deus me ajuda a trazer aqui para o Haiti”, contou.

Luiz Ramos tomou posse no último dia 31 março para um mandato de um ano no Haiti.

Ele afirmou que coordenar os trabalhos da Minustah nesta fase de transição do país, que acaba de escolher um novo Parlamento e o próximo presidente, é sua prioridade no posto.

“No meu caso, eu agora começo a ver que o desafio será dar continuidade a este momento de transição porque as eleições correram bem, graças a Deus, os resultado já foram anunciados. E há uma grande expectativa, e a nossa ideia é que possamos estar prontos para os desafios que possam surgir para o componente militar dentro da Minustah”, afirmou.

A Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti é comandada por um oficial brasileiro desde sua fundação em 2004.

Ouça aqui a matéria da Rádio ONU

Novo comandante da MINUSTAH otimista com futuro do Haiti

General Luiz RamosGeneral Luiz Ramos disse que ao escolher novo Parlamento e o próximo presidente, haitianos fortalecem fase de reconstrução apoiados por forças de paz da ONU.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O novo comandante da Missão das Nações Unidas no Haiti, MINUSTAH, general Luiz Ramos, afirmou que está otimista com o futuro do país.

Em sua primeira entrevista no posto, que assumiu no último dia 31, Ramos contou que uma das prioridades de seu mandato será reforçar os trabalhos de reconstrução do Haiti com a ajuda do próximo presidente e do novo Parlamento haitianos.

Companhia de Engenharia

O general brasileiro falou à Rádio ONU, de Porto Príncipe, sobre os projetos de reconstrução de estradas e prédios após o terremoto de 2010.

O sismo matou pelo menos 230 mil pessoas e destruiu grande parte da capital Porto Príncipe, além de outras cidades.

Uma das ferramentas da Missão é a Companhia de Engenharia que conta com o apoio de vários países inclusive o Brasil.

Mas segundo o novo comandante da MINUSTAH, a falta de recursos é um dos obstáculos enfrentados pelos engenheiros militares devido ao aumento da demanda por obras.

Areia e Cimento

“Falta areia no Haiti. É um dado interessante. Para fazer asfalto precisa de areia. Falta cimento também. Mas a engenharia é uma ferramenta maravilhosa. Estão sendo construídas escolas, estão sendo melhorados os canais por causa da época das chuvas. A engenharia não para”, afirmou.

Ao tomar posse no Haiti, como novo chefe das forças de paz da ONU, o general Luiz Ramos substituiu o ex-comandante Luiz Guilherme Paul Cruz. Ramos deve ficar na ilha caribenha até março de 2012.

Ouça aqui a matéria da Rádio ONU.