Arquivo da tag: universidade

UNIFEM apoia participação de especialistas no VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros

Com o tema “Afrodiáspora: saberes pós-coloniais, poderes e movimentos sociais”, o encontro coloca em discussão, até o dia 29 de julho, os processos de produção e difusão de conhecimentos ligados às lutas históricas empreendidas pela populações negras nas diásporas africanas.

Começa na próxima segunda-feira (26/7), no Rio de Janeiro, o VI Copene – Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Com o tema “Afrodiáspora: saberes pós-coloniais, poderes e movimentos sociais”, o encontro coloca em discussão, até o dia 29 de julho, os processos de produção e difusão de conhecimentos ligados às lutas históricas empreendidas pela populações negras nas diásporas africanas. Conforme a organização, a temática também propõe uma reconfiguração dos quadros da memória, no que tange à experiência histórica da população negra no Brasil, que respeite a presença da ancestralidade e tradições africanas, mas, ao mesmo tempo, considere as composições, traduções e recriações realizadas nos movimentos da diáspora.

Durante os quatro dias de congresso, a temática será desenvolvida através de conferências, mini-cursos, sessões de comunicação e atividades culturais. O UNIFEM Brasil e Cone Sul (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher – parte da ONU Mulheres) apoia a participação de especialistas negros e negras em três mesas redondas: duas acontecem na terça-feira (27/7) e a terceira, na quarta-feira (28/7). A equipe técnica do Programa Regional Gênero, Raça, Etnia e Pobreza acompanhará as atividades do VI Copene.

Na terça-feira (27/7), das 14h às 16h, a mesa redonda “Mulheres Negras e Trabalho” explora as dimensões de gênero e raça no desenvolvimento econômico e os desafios para a superação do racismo e do sexismo no mercado de trabalho. São palestrantes: Maria Aparecida da Silva Bento (CEERT), Creuza Maria Oliveira (FENATRAD – Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas), Tatiana Dias da Silva IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Normeide de Souza Farias (Trabalho Rural). A mesa terá coordenação da Profª Drª Lia Maria dos Santos.

No mesmo dia e horário, o tema “Relação entre organizações negras e estudos teóricos políticos visando um diálogo afrodiaspórico Sul-Norte” será apresentado por especialistas da mesa, tais como Matilde Ribeiro (PUC-SP), Denise Botelho (UnB) e Kia Lilly Caldwell (UNC). A mesa terá como coordenador Augustin Lao Montes, integrante do Grupo de Trabalho Afrodescendentes nos Censos das Américas.

A mesa redonda “Afirmando a Presença Negra nas Américas: Democracia e Direitos Devidos”, acontece no dia 28/07. Proposta pelo IPEA em parceria com o UNIFEM Brasil e Cone Sul, a mesa vai colocar em discussão grandes temas em torno da afrodiáspora com as palestras de representantes do IPEA, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades) e do Grupo de Trabalho Afrodescendentes nos Censos das Américas. Durante a mesa, Humberto Brown e Epsy Campbell Bar vão contar a inclusão da variável raça/cor nos censos da América Latina e as estratégias de monitoramento do Grupo de Trabalho Afrodescendentes nos Censos das Américas, para a produção de dados desagregados confiáveis como estabelece o Plano de Ação de Durban. A mesa-redonda terá a coordenação de Maria Inês Barbosa, do IPEA.

O VI Copene conta com o apoio institucional da Fundação Ford, CEFET-RJ, IPEA, UnB (Universidade de Brasília – Centro de Convivência Negra), Oxfam, UNESCO e Fundação Cultural Palmares.

VI Copene – Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros
Mesa redonda – “Mulheres Negras e Trabalho”
Mesa redonda – “Relação entre organizações negras e estudos teóricos políticos visando um diálogo afrodiaspórico Sul-Norte”
Data: 27 de Julho
Horário: das 14h às 16h
Local: UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

VI Copene – Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros
Mesa redonda – “Afirmando a Presença Negra nas Américas: Democracia e Direitos Devidos”
Data: 28 de Julho
Horário: das 14h as 16h
Local: UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Serviço

UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã
Rio de Janeiro – RJ, 20550-900
Tel: (21) 2234-9383

UNIFEM Brasil e Cone Sul (parte da ONU Mulheres)
[email protected]
www.unifem.org.br