Por futuro mais sustentável, chefe da ONU pede mais investimentos na juventude

Mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Mundial da População, marcado anualmente em 11 de julho.

Foto: ONU/Paulo Filgueiras
Foto: ONU/Paulo Filgueiras

“O mundo de hoje tem a maior geração de jovens da história – 1,8 bilhão de jovens, a maioria vivendo em países em desenvolvimento – com um enorme potencial para ajudar a enfrentar os grandes desafios que a humanidade enfrenta.

Mas muitos jovens são privados das oportunidades a que têm direito, tais como obter uma educação de qualidade, encontrar trabalho digno e participar na vida política das suas sociedades. O Dia Mundial da População é uma oportunidade para renovar o compromisso de ajudar os jovens a desencadear o progresso em toda a sociedade.

É preciso agir urgentemente. Muitos jovens não dispõem dos recursos necessários para sair da pobreza. Estou particularmente preocupado com as adolescentes que podem vir a enfrentar problemas como a discriminação, a violência sexual, o casamento precoce e gravidez indesejada. E mesmo entre os jovens mais afortunados, que têm a sorte de poder obter diplomas universitários, muito encontram-se sem emprego ou recebendo baixos salários e sem perspectivas futuras.

A solução está no investimento em saúde, educação, formação e emprego para os jovens, à medida que atravessam a fase crítica de transição para a vida adulta. Isso irá melhorar as perspectivas para as suas vidas e nosso futuro comum.

Os próprios jovens estão se manifestando. No início deste ano, mais de mil organizações de juventude deram o seu apoio à iniciativa Global Youth Call (‘Apelo Global da Juventude’), acolhida em 40 países, que recomenda a inclusão de objetivos e metas voltadas para a juventude na agenda de desenvolvimento pós-2015.

No próximo ano atingimos o prazo para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, desenhar uma nova agenda e adotar um acordo legal significativo sobre a mudança climática. Os jovens têm um papel importante em todos esses processos.

O ano de 2015 também marca o 20º aniversário do Programa de Mundial de Ação sobre a Juventude. As suas linhas de orientação práticas para a ação nacional e apoio internacional continuam a ser relevantes hoje, em particular, porque exigem que os governos respeitem os direitos humanos e as liberdades fundamentais de todos os jovens e respondam eficazmente a todas as violações.

Neste Dia Mundial da População, apelo a todos aqueles que têm influência para darem prioridade aos jovens nos planos de desenvolvimento, fortalecer as parcerias com organizações lideradas por jovens e envolvê-los em todas as decisões que os afetam. Ao capacitar os jovens de hoje, vamos lançar as bases para um futuro mais sustentável para as gerações futuras.” (em inglês aqui)

_________________
Saiba mais:
un.org/en/events/populationday
unfpa.org/public/home/news/pid/17697
onu.org.br/onu-pede-maior-poder-de-decisao-para-jovens-em-todo-o-mundo

1 pensou em “Por futuro mais sustentável, chefe da ONU pede mais investimentos na juventude

Os comentários estão fechados.