‘Temos que permanecer vigilantes contra a intolerância, ideologias extremistas, tensões comunais e discriminação contra minoras’

No Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, marcado todo 27 de janeiro, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lembra o sofrimento de milhões de pessoas inocentes e destacamos os perigos do antissemitismo e qualquer tipo de ódio. Leia abaixo:

No Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, marcado todo 27 de janeiro, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lembra o sofrimento de milhões de pessoas inocentes e destacamos os perigos do antissemitismo e qualquer tipo de ódio.

“Todos os anos, no aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz, lembramos as vítimas do Holocausto. Lembramos o sofrimento de milhões de pessoas inocentes e destacamos os perigos do antissemitismo e qualquer tipo de ódio.

Este ano o foco são as viagens através do Holocausto, e me lembro de uma viagem recente que fiz.

Em novembro do ano passado, atravessei o portão infame “arbeit macht frei” (o trabalho liberta) em Auschwitz-Birkenau. Nunca vou me esquecer desta visita.

Tive a possibilidade de ver os vestígios horríveis da máquina do genocídio, tal como imagens em movimento da vida dos judeus na Europa na década de 1930 – casamentos, refeições familiares, rituais e outras cenas da vida quotidiana – extinta por homicídios sistemáticos sem par na história humana.

Vi as barracas onde judeus, roma, sinti, homossexuais, dissidentes, prisioneiros de guerra e pessoas com deficiência passaram seus dias finais nas condições mais brutais.

As Nações Unidas foram fundadas para prevenir que horrores como esses voltassem a acontecer. No entanto tragédias em Camboja, Ruanda e Srebrenica demonstram que o veneno do genocídio ainda flui.

Temos que permanecer vigilantes contra a intolerância, ideologias extremistas, tensões comunais e discriminação contra minoras. Temos que ensinar bem nossas crianças. O Programa de Informação “Nações Unidas e o Holocausto” desenvolveu materiais educativos eficazes e parcerias fortes que ajudam a transmitir essas lições aos estudantes de todo o mundo.

Estando ao lado do crematório de Auschwitz, me senti profundamente triste por tudo aquilo que aconteceu ali. No entanto, também me senti inspirado por todos aqueles que libertaram os campos de extermínio para a humanidade. Vamos juntar forças hoje numa jornada comum por um mundo de igualdade e dignidade para todos.”

__________________
Saiba mais sobre o tema em www.un.org/en/holocaustremembrance